Material para py5 com Thonny IDE
Elementos fundamentais
- 1.0.0 Primeiros passos e desenho básico
- 1.0.1 Variáveis
- 1.0.2 Desenhando polígonos
- 1.0.3 O que é indentação? - primeiro contato com
setup()
edraw()
- 1.0.4 Mais sobre cores(RGB e HSB)
- 1.1.0 Execução condicional (
if
/else
), operadores relacionais e operadores lógicos - 1.2.0 Definindo novas funções
- 1.2.1 Funções com argumentos padrão(ou opcionais)
- 1.2.2 Condições aninhadas e outras estruturas condicionais
- 1.2.3 Modificando o sistema de coordenadas com
translate()
,rotate()
,scale()
e mais! - 1.2.4 Funções recursivas e a recursividade no seu desenho
- 1.2.5 Primeiros passos de desenho em 3D -
size(…, …, P3D)
- 1.3.0 Repetição com laços
for
- 1.4.0 Tipos de valores como texto (strings) e números inteiros (int) ou de ponto flutuante (float)
- 1.5.0 Mais interação e input com teclado e mouse
- 1.5.1 Escutando teclas simultâneas
- 1.5.2 Um botão simples
- 1.5.3 Arrastando círculos
- 1.5.4 Rodinha do mouse(mouse wheel)
- 1.5.5 Parando o
draw()
Mais sobre estruturas de dados
- 2.1.1 Métodos das listas
- 2.2.1 Mais estruturas de dados: dicionário (dict)
- 2.3.1 Mais estruturas de dados: conjunto (set)
- 2.4.1 Compreensão de listas e outras comprehensions
- 2.5.1 Removendo itens de coleções
Aprofundando algumas ideias
- 3.1.0 Mais sobre aleatoriedade e as diferenças ente o
random
do py5 e o do Python- 3.1.1 Perlin Noise (ruído de Perlin) um tipo especial de número pseudo-aleatório
- 3.2.1 Mais sobre atributos gráficos
- 3.4.1 Como usar seno
sin()
, cossenocos()
e arco tangenteatan2()
- 3.5.1 Manipulando números com
remap()
elerp()
e também interpolando cores - 3.6.1 O que é easing? - transições de movimento
- 3.7.1 Funções como argumentos de outras funções -
sort()
e funçõeslambda
- 3.7.2 Detectando a sobreposição de elementos geométricos - o chamado problema das “colisões”
Orientação a Objetos
- 4.1.1 Primeiros passos de orientação a objetos: usando a classe Slider
- 4.2.1 Um botão com orientação a objetos
- 4.3.1 Uma classe de partículas simples
- 4.4.1 Operações com vetores e a classe
Py5Vector
- 4.5.1 Introdução a orientação a objetos com bandeirinhas
- 4.6.1 Desenhando em um espaço fora da tela (offscreen buffer) e recortando imagens
Exportação de imagens e outras saídas
- 5.1.1 Exportando imagens (bitmap/raster)
- 5.2.1 Exportando PDF (saída vetorial)
- 5.3.1 Exportando SVG (saída vetorial)
- 5.4.1 Exportando animações (vídeos ou GIF)
Arquivos externos
- 6.1.0 Carregado formas de um arquivo vetorial (SVG)
- 6.2.0 Lendo arquivos de imagem(bitmap/raster)
- 6.2.1 Lendo todas as imagens da pasta
data
e sorteando uma - 6.2.1 Lendo todas as imagens de uma pasta selecionada pela pessoa usuária (avançado)
- 6.2.1 Lendo todas as imagens da pasta
- 6.3.0 Lendo e escrevendo texto em arquivos (file IO)
Questões mais avançadas das ferramentas
- 7.1.0 Os “modos de uso” da biblioteca py5
- 7.1.1 Usando várias abas no IDE e importando código de outros módulos
- 7.2.1 Dicas para portar exemplos do Processing modo Java para o modo Python
- 7.3.1 Manipulando a janela (Tela cheia, redimensionamento e múltiplas janelas)
- 7.4.1 Uma janela de diálogo com um campo de texto
Pequenos projetos e outros exemplos
Neste repositório
- Módulos ou mosaicos de Truchet
- Jogo PONG - Estudos para o fazer um jogo
- L-System - Sistema de Lindenmayer
- Autômatos Celulares
Externos
- Lousa mágica - Desenho com Arduino e potenciômetros
- Paper Objects with Processing and Python
- Arc, tangents & Bezier studies
- Simulações física 2D com PyMunk - Pinball