Introdução à programação
com Python em um contexto visual


Números inteiros (int) e de ponto flutuante (float)

Em computação existem sistemas de classificação para valores armazenados na memória do computador, dizemos que os valores tem um tipo. Valores numéricos em Python são, na maior parte das vezes, dos tipos inteiro (abreviamos int), número de ponto flutuante (que tem uma parte fracionária, e abreviamos float) ou número complexo (complex, sendo 1j a raiz quadrada de -1, que na escola costumamos chamar de i). Leia mais sobre isso em: Tipos de valores(inteiros, números de ponto flutuante, texto(strings))

Veja este exemplo que mostra a divisão de dois números inteiros (int), 4 dividido por 10. O resultado, 0.4, é um número de ponto flutuante (float). Em programação a “vírgula” é um ponto.

a = 4 / 10
print(a)
# resultado: 0.4
# Note que em Python o separador decimal é um ponto (.)

Conversão em inteiros

Certas situações em Python exigem números inteiros, como, por exemplo, ao se usar for n in range(inicio, parada):, os valores de inicio e parada precisam ser números inteiros.

A forma mais comum de converter um número de ponto flutuante (float) em inteiros (int) é usando a função embutida int(). Mas note que int() simplesmente joga fora a parte depois do ponto, e não é como outros tipos de “arredondamento”. Experimente usar a função embutida round(), que também devolve um número do tipo inteiro para ver o que acontece!

a = int(10.654) 
print(a)
# resultado: 10

b = round(10.654)
print(b)         # Experimente e descubra!
# resultado: ?
 
# Experimente também...
print(round(10.5))

A divisão no Python 3 e os números inteiros

Antigamente, no Python 2, uma divisão entre dois números inteiros era forçada a responder com um inteiro, o que surpreendia algumas vezes, por exemplo, 4 / 10 resultava 0. Agora no Python 3 o resultado pode ser um número de ponto flutuante, como vimos ateriormente.

Para obter o comportamento próximo ao antigo é possível usar o operador // (floor division), se os operandos forem inteiros, o resultado será inteiro também, mas, se um deles for float o resultado, mesmo que “numericamente inteiro”, será do tipo float. Uma outra solução, que garante um número do tipo int, pode ser converter o resultado da divisão usando int().

a = 5 // 2
print(a, type(a))
# resultado: 2 <class 'int'>

b = 5.0 // 2
print(b, type(b))
# resultado: 2.0 <class 'float'>

c = int(5 / 2)
print(c, type(c))
# resultado: 2 <class 'int'>

O problema não muito visível dos números float

Pode parecer um pouco assustador o que você vai ler agora mas é bom saber que computadores, quando usamos Python e a maior parte das linguagens de programação, fazem “arredondamentos estranhos” ao armazenar na memória valores que pra nós parecem perfeitamente “redondos”, isto é, de representação finita. A causa do problema é o fato de que muitos números que tem uma representação decimal finita (na base 10), como 1 / 10, isto é, 0.1, quando representados na memória do computador em binário (na base 2), usando float (ponto flutuante), não tem uma representação finita equivalente.

Isso é parecido com a dificuldade da representação decimal de certas frações, como 1 / 3, por exemplo, que representamos “0.33333…”. Dizemos que é uma “dízima periódica”, e, ao interrompermos os infinitos 3 depois da vírgula, no caso do Python o ponto, estamos fazendo uma representação aproximada. Não dá pra escrever infinitos números 3, não dá pra representar de maneira finita 1 / 3 como um número na base 10.

Veja o problema de forma mais explícita nesta soma e comparação de valores no Python.

a = 0.1 + 0.1 + 0.1
b = 0.3
print(a == b)
# resultado: False
print(a)
# resultado: 0.30000000000000004

Não existem soluções simples para isso, mas, existem maneiras, um tanto elaboradas, de contornar o problema, usando os módulos decimal e fractions da biblioteca padrão do Python, só que não vamos discuti-las aqui.

No nosso contexto de desenho e geometria, em geral, é suficiente saber que não devemos contar com precisão absoluta, nem com o operador de igualdade (==) entre números float. O resultado de certas operações matemáticas com float que dependem de números de representação decimal finita, mas de representação binária float aproximada, torna-se uma (muito boa) aproximação.

Veja como usar a função isclose() do módulo math da biblioteca padrão, em vez de uma comparação de igualdade.

from math import isclose

a = 0.1 + 0.1 + 0.1
b = 0.3
print(isclose(a, b))
# resultado: True

Você pode ler mais sobre os problemas causados pela representação interna dos números decimais em binário no computador em Aritimética de ponto flutuante: problemas e limitações.

Glossário

tipo Uma categoria de valores. Alguns tipos que vimos por enquanto são números inteiros (tipo int), números de ponto flutuante (tipo float) e strings (tipo str).

inteiro Um tipo que representa números inteiros.

ponto flutuante Um tipo que representa números com partes fracionárias.

Assuntos relacionados