Introdução à programação
com Python em um contexto visual


Desenhando polígonos - I

Primeiro contato

Processing oferece funções para desenhar triângulos triangle() e quadriláteros quad() que são chamadas usando 3 e 4 pares de números, as coordenadas para 3 e 4 vértices, respectivamente. Veja o exemplo a seguir:

Mas e se quisermos desenhar um polígono com 5, 6 ou com um número arbitrário de vértices?

Neste caso usamos um conjuto de funções!

Tudo começa com begin_shape(), seguido da repetição da função vertex() para cada vértice, terminando com end_shape(). Quando usado com a constante CLOSE, end_shape(CLOSE), produz polígonos fechados.

size(400, 200)

begin_shape()  # inicia o desenho do polígono da esquerda
vertex(10, 10)
vertex(50, 50)
vertex(190, 30)
vertex(90, 150)
vertex(30, 100)
end_shape()  # encerra o desenho de um polígono aberto

begin_shape()  # inicia o desenho do polígono da direita
vertex(210, 10)
vertex(250, 50)
vertex(390, 30)
vertex(290, 150)
vertex(230, 100)
end_shape(CLOSE)  # encerra o desenho de um polígono fechado

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Desenhando uma estrela de quatro pontas

Vejamos um exemplo que combina a estrutura que vimos antes com o uso de variáveis para calcular a posição dos vértices, formando um estrela!

size(400, 400)
background(0, 0, 200)  # um fundo azul
x, y = width / 2, height / 2  # coordenadas do centro

largura_total, largura_menor = 250, 150
a = largura_total / 2
b = largura_menor / 2

begin_shape()
vertex(x - a, y - a)
vertex(x - b, y)
vertex(x - a, y + a)
vertex(x, y + b)
vertex(x + a, y + a)
vertex(x + b, y)
vertex(x + a, y - a)
vertex(x, y - b)
end_shape(CLOSE)

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