Sumário da Referência do py5
Elementos básicos
- arc() - Desenha um arco na tela.
- circle() - Desenha um círculo na tela.
- ellipse() - Desenha uma elipse (oval) - na tela.
- ellipse_mode() - Modifica o ponto a partir do qual elipses e círculos são desenhados alterando a maneira como os valores fornecidos são interpretados.
- line() - Desenha uma linha (um caminho direto entre dois pontos) - na tela.
- lines() - Desenhe uma coleção de linhas na tela.
- point() - Desenha um ponto, uma coordenada no espaço na dimensão de um pixel.
- points() - Desenhe uma coleção de pontos, cada um uma coordenada no espaço na dimensão de um pixel.
- quad() - Um quadrilátero é um quadrilátero, um polígono de quatro lados.
- rect() - Desenha um retângulo na tela.
- rect_mode(). Modifica o local a partir do qual os retângulos e quadrados são desenhados, alterando a maneira como os valores fornecidos são interpretados.
- square() - Desenha um quadrado na tela.
- triangle() - Desenha um triângulo na tela.
- box() - Uma caixa é um retângulo com extrusão. Você precisará definir o renderizador
P3D
em size()
para usá-la.
- sphere() - Uma esfera é uma bola oca feita de triângulos em malha (mesh). Você precisará do renderizador
P3D
.
- sphere_detail() - Controla o grau de detalhes usado para criar uma esfera ajustando o número de vértices da malha.
- begin_closed_shape() - Este método é usado para iniciar uma forma fechada personalizada.
- begin_contour() - Use os métodos
begin_contour()
e end_contour()
para criar formas negativas dentro de formas como o centro da letra ‘O’.
- begin_shape() - O uso das funções
begin_shape()
e end_shape()
permite a criação de formas mais complexos.
- bezier_vertex() - Especifica coordenadas de vértice para curvas de Bezier.
- bezier_vertices() - Crie uma coleção de vértices bezier.
- curve_vertex() - Especifica coordenadas de vértice para curvas.
- curve_vertices() - Crie uma coleção de vértices de curva.
- end_contour() - Use os métodos
begin_contour()
e end_contour()
para criar formas negativas dentro de formas como o centro da letra ‘O’.
- end_shape() - A função
end_shape()
é a companheira de begin_shape()
e só pode ser chamada depois de begin_shape().
- quadratic_vertex() - Especifica as coordenadas do vértice para curvas quadráticas de Bezier.
- quadratic_vertices() - Adicione uma coleção de vértices quadráticos.
- vertex() - Adicione um novo vértice a uma forma.
- vertices() - Adicione uma coleção de vértices a uma forma.
Curvas independentes
Criando e exibindo objetos Py5Shape
- classe Py5Shape - Tipo de dados para armazenar formas.
- create_shape() - A função
create_shape()
é usada para definir uma nova forma.
- load_shape() - Carrega a geometria em uma variável do tipo
Py5Shape
.
- shape() - Desenha formas na janela de exibição.
- shape_mode() - Modifica o local a partir do qual as formas são desenhadas.
sobe
Cor e outros atributos gráficos
Criando e atribuindo cores
- background() - O
background()
A função define a cor usada para o fundo da janela py5.
- clear() - Limpe a superfície de desenho definindo cada pixel como preto.
- color_mode() - Altera a maneira como o py5 interpreta os dados de cores.
- fill() - Define a cor usada para preencher as formas.
- no_fill() - Desativa a geometria de preenchimento.
- no_stroke() - Desativa o desenho do traço (contorno).
- stroke() - Define a cor usada para desenhar linhas e bordas ao redor das formas.
- color() - Cria cores para armazenar em variáveis do tipo de dados color (um inteiro de 32 bits).
- lerp_color() - Calcula uma cor entre duas cores em um incremento específico.
Analisando cores
- hex_color() - Converte um valor de cor em uma string com a representação hexadecimal da cor.
- alpha() - Extrai o valor alfa (opacidade) de uma cor, escalado para corresponder ao
color_mode()
atual.
- blue() - Extrai o valor azul de uma cor, escalado para corresponder ao
color_mode()
atual.
- brightness() - Extrai o valor de brilho de uma cor.
- green() - Extrai o valor verde de uma cor, escalado para corresponder ao
color_mode()
atual.
- hue() - Extrai o valor de matiz de uma cor.
- red() - Extrai o valor vermelho de uma cor, escalado para corresponder ao
color_mode()
atual.
- saturation() - Extrai o valor de saturação de uma cor.
Atributos de traço e controle de estilo
- stroke_weight() - Define a largura do traçado usado para linhas, pontos e a borda ao redor das formas.
- stroke_cap() - Define o estilo de renderização de finais de linha.
- stroke_join() - Define o estilo das juntas que conectam os segmentos de linha.
- pop_style() - A função
push_style()
salva as configurações de estilo atuais e pop_style()
restaura as configurações anteriores; essas funções são sempre usadas juntas.
- push_style() - A função
push_style()
salva as configurações de estilo atuais e pop_style()
restaura as configurações anteriores.
- push() - combina
push_style()
e push_matrix()
A função push()
salva as configurações e transformações do estilo de desenho atual, enquanto pop( ) - restaura essas configurações.
- pop() - combina
pop_style()
e pop_matrix()
A função pop()
restaura as configurações de estilo de desenho anteriores e transformações após push()
os mudou.
sobe
Lendo arquivos
- load_bytes() - Carrega dados de bytes de um arquivo ou URL.
- load_json() - Carregue um arquivo de dados JSON de um arquivo ou URL.
- load_pickle() - Carrega um objeto Python em conserva de um arquivo.
- load_strings() - Carrega uma lista de strings de um arquivo ou URL.
- parse_json() - Analisa dados JSON serializados de uma string.
- select_folder() - Abre uma caixa de diálogo de seleção de arquivo para selecionar uma pasta.
- select_input() - Abre uma caixa de diálogo do seletor de arquivos para selecionar um arquivo para entrada.
Variáveis do teclado
- is_key_pressed - A variável
is_key_pressed
armazena se um botão do teclado está ou não sendo pressionado no momento.
- key - A variável de sistema
key
traz o valor da última tecla que foi usada no teclado (seja tendo sido pressionada ou liberada). No caso de teclas especiais, que podem ser identificadas com key_code
, o valor será a constante CODED
.
- key_code - A variável
key_code
é usada para detectar teclas especiais, como as teclas de setas (UP
, DOWN
, LEFT
e RIGHT
), bem como ALT
, CONTROL
, e SHIFT
.
Funções de evento do teclado
key_pressed()
- Se definida, esta função será chamada uma vez quando uma tecla do teclado for pressionada.
key_released()
- Se definida, esta função será chamada uma vez quando uma tecla do teclado for liberada.
key_typed()
- Se definida, esta função será chamada uma vez quando uma tecla do teclado for pressionada e liberada.
Variáveis do mouse
- is_mouse_pressed - A variável
is_mouse_pressed
armazena se um botão do mouse está ou não sendo pressionado no momento.
- mouse_button - Quando um botão do mouse é pressionado, o valor da variável de sistema
mouse_button
é definido como LEFT
, RIGHT
ou CENTER
, dependendo de qual botão é pressionado .
- mouse_x - A variável de sistema
mouse_x
sempre contém a coordenada horizontal atual do mouse.
- mouse_y - A variável de sistema
mouse_y
sempre contém a coordenada vertical atual do mouse.
- pmouse_x - A variável de sistema
pmouse_x
sempre contém a posição horizontal do mouse no quadro anterior ao quadro atual.
- pmouse_y - A variável de sistema
pmouse_y
sempre contém a posição vertical do mouse no quadro anterior ao quadro atual.
- rmouse_x - A coordenada horizontal atual do mouse após ativar o desenho invariante de escala.
- rmouse_y - A coordenada vertical atual do mouse após ativar o desenho invariante de escala.
Funções de evento do mouse
mouse_pressed()
- Se definida, esta função será chamada uma vez quando um botão do mouse for pressionado.
mouse_released()
- Se definida, esta função será chamada uma vez quando um botão do mouse for pressionado.
mouse_clicked()
- Se definida, esta função será chamada uma vez quando um botão do mouse for clicado.
mouse_draged()
- Se definida, esta função será chamada várias vezes conforme o mouse for movido enquanto pressionado.
mouse_wheel()
- Se definida, esta função será chamada quando a roda do mouse for girada.
mouse_moved()
- Se definida, esta função será chamada várias vezes conforme o mouse for movido.
mouse_entered()
- Se definida, esta função será chamada quando o mouse entrar na área do esboço.
mouse_exited()
- Se definida, esta função será chamada quando o mouse sair da área do esboço.
Funções auxiliares de data e horário
- day() - Informa o dia atual, um valor de 1 a 31, consultando o relógio do seu computador.
- hour() - Informa a hora atual, um valor de 0 a 23, consultando o relógio do seu computador.
- millis() - Retorna o número de milissegundos (milésimos de segundo) - desde o início do programa.
- minuto() - Informa o minuto atual, um valor de 0 a 59, consultando o relógio do seu computador.
- month() - Informa o mês atual, um valor de 1 a 12, consultando o relógio do seu computador.
- second() - Informa o segundo atual, um valor de 0 a 59, consultando o relógio do seu computador.
- year() - Informa o a ano atual, um número inteiro com 4 dígitos, consultando o relógio do seu computador.
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Saída de dados (Output)
Escrevendo arquivos
- begin_raw() - - Para gravar arquivos vetoriais a partir de elementos 3D, use o
begin_raw()
e comando end_raw()
.
- begin_record() - - Abre um novo arquivo e todas as funções de desenho subseqüentes são repetidas neste arquivo, bem como na janela de exibição.
- end_raw() - Complemento para begin_raw(); eles sempre devem ser usados juntos.
- end_record() - Interrompe o processo de gravação iniciado por
begin_record()
e fecha o arquivo.
- save_bytes() - Salvar dados de byte em um arquivo.
- save_json() - Salvar dados JSON em um arquivo.
- save_pickle() - Pickle um objeto Python em um arquivo.
- save_strings() - Salve uma lista de strings em um arquivo.
- select_output() - Abre uma caixa de diálogo de seleção de arquivo para selecionar um arquivo para saída.
Saída de imagens
- save() - Salve a superfície de desenho em um arquivo de imagem.
- save_frame() - Salve o quadro atual como uma imagem.
Área de texto (console)
- println() - Imprima texto ou outros valores no console (não na área de desenho do esboço). Semelhante ao
print()
do Python.
- set_println_stream() - Personalize para onde vai a saída de
println()
.
sobe
Tipografia
Desenhando texto
- text() - Desenha o texto na tela, ou seja, o área de desenho de esboço.
- text_align() - Define o alinhamento atual do texto de desenho.
- text_leading() - Define o espaçamento entre linhas de texto em unidades de pixels.
- text_mode() - Define a maneira como o texto é desenhado na tela, seja como mapas de textura ou como geometria vetorial.
- text_size() - Define o tamanho da fonte atual.
Carregando e selecionando fontes
- create_font() - Converte dinamicamente uma fonte para o formato usado por py5 de um arquivo .ttf ou .otf dentro do Sketch pasta “data” ou uma fonte instalada em outro local do computador.
- load_font() - Carrega uma fonte formatada em .vlw em um objeto
Py5Font
.
- text_font() - Define a fonte atual que será desenhada com a função
text()
.
Métricas de texto
- text_width() - Calcula e retorna a largura de qualquer caractere ou string de texto.
- text_ascent() - Retorna a subida da fonte atual em seu tamanho atual.
- text_descent() - Retorna a descida da fonte atual em seu tamanho atual.
sobe
Operações Básicas
- push_matrix() - Salva a matriz de transformação que descreve a atual sistema de coordenadas na pilha de matrizes para que possa ser restaurado posteriormente com
pop_matrix()
.
- pop_matrix() - Recupera a última matriz de transformação armazenada na pilha de matrizes restaurando um estado anterior do sistema de coordenadas.
- translate() - Especifica uma quantidade para deslocar a origem do sistema de coordenadas, deslocando objetos desenhados na janela de exibição. Pode ser usado em 2D,
translate(x, y)
, ou 3D, traslate(x, y, z)
.
- rotate() - Gira o sistema de coordenadas na quantidade especificada pelo parâmetro de ângulo.
- scale() - Aumenta ou diminui o tamanho das formas expandindo e contraindo o sistema de coordenadas conforme o fator passado como argumento.
- shear_x() - Inclina formas em torno do eixo X de acordo com o ângulo indicado.
- shear_y() - Inclina formas ao redor do eixo Y de acordo com o ângulo indicado.
Rotações 3D
- rotate_x() - Gira em torno do eixo X de acordo com o ângulo indicado.
- rotate_y() - Gira em torno do eixo Y de acordo com o ângulo indicado.
- rotate_z() - Gira em torno do eixo Z de acordo com o ângulo indicado.
- apply_matrix() - Multiplica a matriz atual pela especificada por meio dos argumentos passados.
- get_matrix() - Obtenha a matriz atual como um array numpy.
- print_matrix() - Imprime a matriz atual na saída padrão.
- reset_matrix() - Substitui a matriz atual pela matriz de identidade.
- set_matrix() - Defina a matriz atual para aquela especificada como argumento.
sobe
Ambiente do Sketch
Configuração e variáveis
- size() - Função que pode ser chamada uma vez só par definir o tamanho do sketch, largura e altura, em pixels. Fora quando usada no modo estático (static mode), deve ser usada apenas dentro de
setup()
ou settings()
.
- full_screen() - Faz com que o sketch tenha o tamanho total da tela do computador. Substitui
size()
.
- width - Variável de sistema que armazena a largura da janela de exibição.
- height - Variável de sistema que armazena a altura da janela de exibição.
- smooth() - Desenha toda a geometria com bordas suaves (anti-aliased). Deve ser usado logo após
size()
.
- no_smooth() - Desenha toda a geometria e fontes com bordas serrilhadas (aliased) - e imagens com bordas rígidas entre os pixels quando ampliadas, em vez de interpolar pixels.
- cursor() - Define o cursor para um símbolo predefinido ou uma imagem ou o torna visível se estiver oculto.
- no_cursor() - Oculta o cursor da visualização.
- frame_count - A variável de sistema
frame_count
contém o número de quadros que foram exibidos desde o início do programa.
- frame_rate() - Especifica o número alvo de quadros a serem exibidos a cada segundo. Se o desenho de um quadro ficar lento, o alvo não será alcançado!
- get_frame_rate() - Obtenha a atual taxa de quadros por segundo do Sketch em execução.
- display_density() - Esta função retorna o número “2” se a tela for uma tela de alta densidade (chamada tela Retina no OSX ou alta dpi no Windows e Linux) - e um “1” se não.
- pixel_density() - Esta função possibilita que o py5 renderize usando todos os pixels em telas de alta resolução, como telas Retina da Apple e telas de alto DPI do Windows.
- display_height - Variável de sistema que armazena a altura de exibição da tela inteira.
- display_width - Variável de sistema que armazena a largura de exibição da tela inteira.
- focused - Confirma se um programa py5 está “focado”, o que significa que está ativo e aceitará entradas de mouse ou teclado.
- sketch_path() - O caminho atual do Sketch.
Outros controles da janela do sketch
- get_surface() - Obtenha o objeto
Py5Surface
usado para a janela do Sketch.
- pixel_height - Altura da janela de exibição em pixels.
- pixel_width - Largura da janela de exibição em pixels.
- ratio_left - Largura da seção esquerda da janela que não se ajusta à proporção desejada de um esboço invariante em escala.
- ratio_scale - Fator de escala usado para manter desenho invariante de escala.
- ratio_top - Altura da seção superior da janela que não se ajusta à proporção desejada de um esboço invariante em escala.
- rheight - A altura da janela de exibição de escala invariante.
- rwidth - A largura da janela de exibição invariante de escala.
- window_move() - Defina a localização da janela do Sketch.
- window_ratio() - Defina uma proporção de janela para permitir o desenho invariante de escala.
- window_resizable() - Defina a janela Sketch como redimensionável pelo usuário.
- window_resize() - Defina uma nova largura e altura para a janela Sketch.
- window_title() - Defina o título da janela Sketch.
- window_x - A coordenada x da localização atual da janela.
- window_y - A coordenada y do local da janela atual.
sobe
Relacionadas à matemática
Cálculo
- ceil() - Calcula o valor int mais próximo que é maior que ou igual ao valor do parâmetro.
- constrain() - Restringe um valor para não exceder um valor máximo e mínimo.
- dist() - Calcula a distância entre dois pontos.
- exp() - Retorna o número de Euler e (2,71828…) - elevado à potência do parâmetro n.
- floor() - Calcula o valor int mais próximo que é menor ou igual ao valor do parâmetro.
- lerp() - Calcula um número entre dois números em um incremento específico.
- log() - Calcula o logaritmo natural (o logaritmo base-e) - de um número.
- mag() - Calcula a magnitude (ou comprimento) - de um vetor.
- norm() - Normaliza um número de outro intervalo em um valor entre 0 e 1.
- remap() - Remapeia (transforma ou traduz) um número de um intervalo para outro.
- sq() - Eleva um número ao quadrado (multiplica um número por si mesmo).
- sqrt() - Calcula a raiz quadrada de um número.
- Py5Vector class - Classe para descrever um vetor 2D, 3D ou 4D.
Aleatoriedade (Random)
- noise() - Gere valores de ruído pseudoaleatórios para coordenadas específicas usando o algoritmo de ruído do Processing.
- noise_detail() - Ajusta o caráter e o nível de detalhe do algoritmo de ruído de Processing, produzido pela função
noise()
.
- noise_seed() - Define o valor inicial para
noise()
.
- np_random - Acesse o gerador de números aleatórios numpy que o py5 usa para fornecer a funcionalidade de números aleatórios.
- os_noise() - Gere valores de ruído pseudo-aleatórios para coordenadas específicas usando o algoritmo OpenSimplex 2 (versão suave / SuperSimplex).
- os_noise_seed() - Define o valor de semente para
os_noise()
.
- random() - Gera números aleatórios.
- random_choice() - Selecione itens aleatórios de uma lista.
- random_gaussian() - Gera valores gaussianos aleatórios.
- random_int() - Gera inteiros aleatórios.
- random_seed() - Define o valor de semente para as funções aleatórias de py5.
Trigonometria
- acos() - O inverso de
cos()
retorna o arco cosseno de um valor.
- asin() - O inverso de
sin()
retorna o arco seno de um valor.
- atan() - O inverso de
tan()
retorna o arco tangente de um valor.
- atan2() - Calcula a inclinação (um ângulo em radianos) do segmento que liga um ponto à origem. Exemplo de uso:
ang = atan2(ya - yb, xa - xb)
(para um sengmento com extremidades em xa, ya
e xb, yb
).
- cos() - Calcula o cosseno de um ângulo.
- degrees() - Converte uma medida em radianos em seu valor correspondente em graus.
- radians() - Converte uma medida de grau em seu valor correspondente em radianos.
- sin() - Calcula o seno de um ângulo.
- tan() - Calculates the ratio of the sine and cosine of an angle.
sobe
Carregando e exibindo
- image() - A função
image()
desenha uma imagem na janela de exibição.
- image_mode() - Modifica o local de onde as imagens são desenhadas alterando a maneira como os parâmetros fornecidos a
image()
são interpretados.
- load_image() - Carrega uma imagem em uma variável do tipo
Py5Image
.
- no_tint() - Remove o valor de preenchimento atual para exibir imagens e reverte para exibir imagens com seus matizes originais.
- tint() - Define o valor de preenchimento para exibir imagens.
Pixels
- apply_filter() - Filtra a janela de exibição usando um filtro predefinido ou com um sombreador personalizado.
- blend() - Combina uma região de pixels de uma imagem em outra (ou nela mesma novamente) - com suporte total ao canal alfa.
- copy() - Copia uma região de pixels da janela de exibição para outra área da janela de exibição e copia uma região de pixels de uma imagem usada como src_img parâmetro na janela de exibição.
- get_pixels() - Lê a cor de qualquer pixel ou captura uma seção da superfície de desenho.
- load_np_pixels() - Carrega os dados de pixel da janela de exibição atual no array
np_pixels[]
.
- load_pixels() - Carrega os dados de pixel da janela de exibição atual no array
pixels[]
.
- np_pixels[] - O array
np_pixels[]
contém os valores para todos os pixels na janela de exibição.
- pixels[] - O array
pixels[]
contém os valores para todos os pixels na janela de exibição.
- set_np_pixels() - Substitui todo o conteúdo de
np_pixels[]
pelo conteúdo de outro array numpy com dimensões e tipagem, adequadas.
- set_pixels() - Altera a cor de qualquer pixel ou sobreescreve uma imagem diretamente na superfície de desenho.
- update_np_pixels() - Atualiza a janela de exibição com os dados do array
np_pixels[]
.
- update_pixels() - Atualiza a janela de exibição com os dados do array
pixels[]
.
Texturas
- texture() - Define uma textura a ser aplicada aos pontos de vértice.
- texture_mode() - Define o espaço de coordenadas para mapeamento de textura.
- texture_wrap() - Define se as texturas se repetem ou desenham uma vez dentro de um mapa de textura.
Objetos de imagem
sobe
Cena 3D
Câmera
- begin_camera() - As funções
begin_camera()
e end_camera()
permitem personalização avançada do espaço da câmera.
- camera() - Define a posição da câmera definindo a posição do olho, o centro da cena e qual eixo está voltado para cima.
- end_camera() - Os métodos
begin_camera()
e end_camera()
permitem personalização avançada do espaço da câmera.
- frustum() - Define uma matriz de perspectiva conforme definido pelos parâmetros.
- ortho() - Define uma projeção ortográfica e define um volume de recorte paralelo.
- perspective() - Define uma projeção em perspectiva aplicando o encurtamento, fazendo com que os objetos distantes pareçam menores do que os mais próximos.
- print_camera() - Imprime a matriz da câmera atual na saída padrão.
- print_projection() - Imprime a matriz de projeção atual na saída padrão.
Coordenadas
- model_x() - Retorna a posição tridimensional X, Y, Z no espaço do modelo.
- model_y() - Retorna a posição tridimensional X, Y, Z no espaço do modelo.
- model_z() - Retorna a posição tridimensional X, Y, Z no espaço do modelo.
- screen_x() - Toma uma posição X, Y, Z tridimensional e retorna o valor X para onde ele aparecerá em uma tela (bidimensional) - .
- screen_y() - Toma uma posição X, Y, Z tridimensional e retorna o valor Y para onde ele aparecerá em uma tela (bidimensional) - .
- screen_z() - Toma uma posição X, Y, Z tridimensional e retorna o valor Z para onde ele aparecerá em uma tela (bidimensional) - .
Luzes
Propriedade dos materiais
- ambient() - Define a refletância do ambiente para formas desenhadas na tela.
- emissive() - Define a cor emissiva do material usado para desenhar formas desenhadas na tela.
- shininess() - Define a quantidade de brilho na superfície das formas.
- specular() - Define a cor especular dos materiais usados para formas desenhadas na tela, que define a cor dos destaques.
sobe
Apresentação (Rendering)
Contexto gráfico
- blend_mode() - Combina os pixels na janela de exibição de acordo com um modo definido.
- clip() - Limita a renderização aos limites de um retângulo definido pelos parâmetros.
- create_graphics() - Cria e retorna um novo objeto
Py5Graphics
.
- flush() - Flush comandos de desenho para o renderizador.
- get_graphics() - Obtenha o objeto
Py5Graphics
usado pelo Sketch (conhecido como g
no Processing).
- hint() - Esta função é usada para ativar ou desativar recursos especiais que controlam como os gráficos são desenhados.
- no_clip() - Desativa o recorte iniciado anteriormente pela função
clip()
.
Shaders
sobe
Execução do sketch
Controle do laço de repetição draw
- loop() - Por padrão, py5 percorre draw( ) - continuamente, executando o código dentro dele.
- no_loop() - Impede que py5 execute continuamente o código dentro de
draw()
.
- redraw() - Executa o código dentro de
draw()
uma vez.
- exit_sketch() - Sai/pára/sai do programa.
exiting()
- Se definida, esta função será executada depois que o sketch parar.
Controle avançado da execução
- finished - Variável booleana que reflete se o Sketch parou permanentemente.
- hot_reload_draw() - Execute um hot reload da função de desenho do Sketch.
- is_dead - Valor booleano que reflete se o Sketch foi executado e agora parou.
- is_dead_from_error - Valor booleano que reflete se o Sketch foi executado e agora parou devido a um erro.
- is_ready - Valor booleano que reflete se o Sketch está no estado pronto.
- is_running - Valor booleano que reflete se o Sketch está no estado de execução.
- pargs - lista de valores passados para o Sketch quando é executado via
run_sketch()
- print_line_profiler_stats() - Imprima as estatísticas do analisador (profiler) criado com
profile_draw()
ou profile_functions()
.
- profile_draw() - Cria uma estimativa dos tempos de execução da função
draw()
com um profiler.
- profile_functions() - Cria uma estatística dos tempos de execução das funções do Sketch com um profiler.
Linhas de execução (Threading)
- has_thread() - Determina se um thread (linha de execução) de determinado nome existe e está em execução no momento.
- join_thread() - Atrela trecho do código à um thread indicado, isto é, se essa linha de execução existir o comando aguarda até que ela termine.
- launch_promise_thread() - Crie um objeto
Py5Promise
que armazenará o resultado retornado de uma função quando essa função for concluída.
- launch_repeating_thread() - Inicie um novo thread que executará repetidamente uma função em paralelo com seu código do Sketch.
- launch_thread() - Inicie um novo thread para executar uma função em paralelo com seu código do Sketch.
- list_threads() - Liste os nomes de todos os threads em execução no momento.
- stop_all_threads() - Interrompa todos os threads em execução.
- stop_thread() - Pare um thread de um determinado nome.
Constantes da JVM
sobe
Classes e outras ferramentas do py5
Classes
- Py5Graphics - Gráficos principais e contexto de renderização, bem como a implementação básica da API para o “núcleo” do Processing.
- Py5Image - Um tipo de dados para armazenar imagens. Permite carregar, converter e exibir formatos de imagem externos, bem como manipulação eficiente de pixels como arrays NumPy.
- Py5Shape - Tipo de dados para armazenar formas. Permite carregar e exibir formas SVG (Scalable Vector Graphics) e OBJ.
- Py5Shader - Esta classe encapsula um programa de shader GLSL, incluindo um vértice e um fragment shader.
- Py5Surface - O objeto
Py5Surface
é a janela na qual o py5 desenha as animações. Use-o para interagir com a janela e alterar algumas de suas características, como o título ou a localização.
- Py5Font -
Py5Font
é a classe de fonte tipográfica para o py5. Para criar uma fonte para usar com py5, use create_font_file()
. Isso criará uma fonte no formato que o py5 requer.
- Py5MouseEvent - Tipo de dados para fornecer informações sobre eventos de mouse. Uma instância dessa classe será passada para funções de evento de mouse definidas pelo usuário. Útil para capturar toda a atividade do mouse de um usuário.
- Py5KeyEvent - Tipo de dados para fornecer informações sobre a chave. Útil para capturar toda a atividade de teclado de um usuário.
- Py5Vector - Classe para descrever um vetor 2D, 3D ou 4D. Um vetor é uma entidade que tem uma magnitude e uma direção. Este tipo de dados armazena os componentes do vetor como um conjunto de coordenadas.
Ferramentas
- Py5 Magics - Os py5 Magics são “meta-comandos” do Jupyter Notebook que podem estar dentro dos Jupyter Notebooks para aprimorar a capacidade do py5 de funcionar no notebook. As mágicas do py5 permitirão que os usuários criem Sketches e incorporem os resultados no Notebook sem definir nenhuma função ou chamar a função
size()
.
- Py5 Tools - As ferramentas py5 são funções utilitárias extras não diretamente relacionadas à criação de esboços que ajudam a facilitar o uso de py5. Por exemplo, você pode usá-los para adicionar arquivos jar ao caminho de classe Java antes de importar py5.
- Py5 Functions - As funções py5 são funções utilitárias extras que tornam o py5 mais fácil de usar. Por exemplo, você pode usá-los para os arquivos de fontes tipográficas
.vlw
do Processing sem precisar usar o IDE do Processing.
sobe