Material para Processing modo Python
Elementos fundamentais
- 1.0.0 Primeiros passos e desenho básico
- 1.0.1 Variáveis
- 1.0.2 O que é indentação?
- 1.0.3 Mais sobre cores(RGB e HSB)
- 1.0.4 Desenhando polígonos
- 1.1.0 Condicionais(
if
eelse
) - 1.2.0 Movimento: uma animação simples usando
setup()
edraw()
- 1.3.0 Declarando novas funções
- 1.4.0 Sequências e laços de repetição(iteração com
for
) - 1.5.0 Tipos de valores(inteiros, números de ponto flutuante, texto(strings))
- 1.7.0Aleatoriedade:
random
e números ‘sorteados’- 1.7.1 Mais sobre aleatoriedade e as diferenças ente o
random
de Processing e de Python - 1.7.2 Perlin Noise (ruído de Perlin) um tipo especial de número pseudo-aleatório
- 1.7.3 Como usar seno
sin()
, cossenocos()
e arco tangenteatan2()
- 1.7.4 Manipulando números com
remap()
elerp()
- e fazendo cores intermediárias! - 1.7.5 O que é easing? - transições de movimento
- 1.7.1 Mais sobre aleatoriedade e as diferenças ente o
- 1.8.0 Funções como argumentos de outras funções -
sort()
e funçõeslambda
Mais sobre estruturas de dados
- 2.1.1 Métodos das listas
- 2.2.1 Mais estruturas de dados: dicionário (dict)
- 2.3.1 Mais estruturas de dados: conjunto (set)
- 2.4.1 Compreensão de listas e outras comprehensions
Desenhando em 3D
Mais sobre interação com o teclado e mouse
- 4.1.1 Escutando teclas simultâneas
- 4.2.1 Um botão simples
- 4.3.1 Arrastando círculos
- 4.4.1 Rodinha do mouse(mouse wheel)
- 4.5.1 Parando o
draw()
- 4.6.1 Uma janela de diálogo com um campo de texto
Exportação de imagens e outras saídas
- 5.1.1 Exportando imagens(bitmap/raster)
- 5.2.1 Exportando PDF(saída vetorial)
- 5.3.1 Exportando SVG(saída vetorial)
- 5.4.1 Exportando animações(vídeos ou GIF)
- 5.5.1 Exportando um aplicativo independente
Arquivos externos
- 6.1.1 Lendo um arquivo vetorial(SVG)
- 6.2.0 Lendo arquivos de imagem(bitmap/raster)
- 6.2.1 Lendo todas as imagens da pasta
data
e sorteando uma - 6.2.1 Lendo todas as imagens de uma pasta selecionada pela pessoa usuária (avançado)
- 6.2.1 Lendo todas as imagens da pasta
- 6.3.1 Lendo e escrevendo texto em arquivos(file IO)
Orientação a Objetos
- 7.1.1 Primeiros passos de orientação a objetos: usando a classe Slider
- 7.2.1 Um botão com orientação a objetos
- 7.3.1 Uma classe de partículas simples
- 7.4.1 Operações com vetores e a classe
Py5Vector
do Processing [REVIsAR] - 7.5.1 Introdução a orientação a objetos com bandeirinhas
Questões mais avançadas da ferramenta
- 8.1.1 Usando várias abas no IDE
- 8.1.2 Sobre o Python 2 e alguns recursos do Python 3
- 8.2.1 Dicas para portar exemplos do Processing modo Java para o modo Python
- 8.2.2 Mais sobre Python, Jython e Java (página externa)
- 8.3.1 Mais sobre atributos gráficos
- 8.4.1 Desenhando em um espaço fora da tela (offscreen buffer) e recortando imagens
- 8.5.1 Manipulando a janela (tela cheia, redimensionamento e múltiplas janelas)
Pequenos projetos e outros exemplos
Neste repositório
- 9.1.1 Módulos ou mosaicos de Truchet
- 9.1.2 Jogo PONG - Estudos para o fazer um jogo
- 9.1.1
caneta_automatica_py
- Módulo para desenhar inspirado na tartaruga de Logo
Externos
- 9.2.1 Lousa mágica - Desenho com Arduino e potenciômetros
- 9.2.2 Paper Objects with Processing and Python
- 9.2.3 Arc, tangents & Bezier studies