Introdução à programação
com Processing Modo Python

Exportando animações

Há mais de uma estratégia possível para exportar imagens em movimento, seja em vídeo ou um GIF animado. Um caminho é exportar os diversos frames e usar alguma ferramenta de conversão, o outro é usar uma biblioteca que exporte diretamente um formato desejado.

Sumário

A. Exportando frames

Podemos usar saveFrame() dentro do draw(), como neste exemplo:

diameter = 1

def setup():
    size(200, 200)
    smooth()

def draw():
    # o desenho da aminação vai aqui
    global diameter
    ellipse(50, 50, diameter, diameter)
    diameter = diameter + 1
    print(frameCount)
    
    # e no final do draw()
    if frameCount < 250:
        saveFrame('imagem####.tga')
    else:
        exit()

Para a converter esses ‘frames’ em um vídeo ou em um GIF animado, podemos usar:

B. Biblioteca GifAnimation

Infelizmente não está disponível para baixar pelo IDE, é preciso baixar e copiar na pasta de bibliotecas ‘manualmente’.

Passo 1

Passo 2

Copie o código do ‘helper’, crie no seu sketch no Processing IDE uma aba chamada gif_export.py (o IDE adiciona o .py pra você) e cole nessa nova aba.

"""
# -*- coding: utf-8 -*-

"""
Alexandre B A Villares http://abav.lugaralgum.com - v2020_05_31 - Licensed under GPL v3
Inspired by an example by Art Simon https://github.com/APCSPrinciples/AnimatedGIF/

This is a helper for the Processing gifAnimation library https://github.com/extrapixel/gif-animation/tree/3.0
Download the library from github.com/extrapixel/gif-animation/archive/3.0.zip 
Unzip and copy the gifAnimation folder into your libraries folder, like shown below:
user/sketchbook/libraries/gifAnimation (Linux) 
user/Documents/Processing/libraries/gifAnimation (Mac/Windows) 

# This file should be saved as a 'tab' named gif_export.py in your Processing Python Mode sketch
# Restart the IDE and add these lines at the start of your sketch:
add_library('gifAnimation')
from gif_export import gif_export

# then add this at the end of draw():
gif_export(GifMaker, "filename")
"""

def gif_export(GifMaker,             # gets a reference to the library
               filename="exported",  # .gif will be added
               repeat=0,             # 0 makes it an "endless" animation
               quality=255,          # quality range 0 - 255
               delay=170,            # this is quick
               frames=0,             # 0 will stop only if 'e' key pressed
               finish=False):        # force stop
    global gifExporter
    try:
        gifExporter
    except NameError:
        gifExporter = GifMaker(this, filename + ".gif")
        gifExporter.setRepeat(repeat)
        gifExporter.setQuality(quality)
        gifExporter.setDelay(delay)
        print("gif recording started")

    gifExporter.addFrame()

    if frames == 0:
       if keyPressed and key=='e':
           finish = True
    elif frameCount >= frames:
        finish = True
                
    if finish:
        gifExporter.finish()
        print("gif saved, exit")
        exit()

Passo 3

Exemplo de uso, este é o código que vai na primeira aba, a principal, do IDE.

exemplo de exportação de gif

"""
Alexandre B A Villares http://abav.lugaralgum.com - GPL v3 

Testing the Processing GifMaker Gif Animation library
github.com/extrapixel/gif-animation/tree/3.0
Download the library from:
https://github.com/extrapixel/gif-animation/archive/3.0.zip
Download the gif_export.py helper from:
https://github.com/villares/py.processing-play/blob/master/py_gif_animation_test/gif_export.py
Read the comments inside gif_export.py!
"""

# add the following 2 lines
add_library('gifAnimation')
from gif_export import gif_export

diameter = 1

def setup():
    size(200, 200)
    smooth()

def draw():
    # your animation drawing goes here
    global diameter
    ellipse(50, 50, diameter, diameter)
    diameter = diameter + 1
    print(frameCount)
    # then add this line at the end of draw()
    gif_export(GifMaker, frames=250)

C. Biblioteca Video Export

A biblioteca Video Export criada por Abe Pazos @hamoid pode ser baixada diretamente pelo IDE, e vem com vários exemplos. Será necessário instalar a ferramenta ffmpeg disponível em www.ffmpeg.org

[Falta alertar sobre a installação do ffmpeg]

"""
Exemplo de uso da biblioteca Video Export de Abe Pazos
Baixe no pelo menu do IDE: Sketch > Importar Biblioteca... > Adicionar Biblioteca...
É preciso instalar ffmpeg: https://www.ffmpeg.org/
"""

add_library('VideoExport')
gravando = False

def setup():
    global video_export
    size(600, 600)
    noStroke()
    frameRate(30)

    println(u"Aperte 'r' para iniciar e parar a gravação")
    println(u"Aperte 'q' para encerrar o programa e fechar o arquivo")

    video_export = VideoExport(this, "animacao.mp4")
    video_export.setFrameRate(30)  # reduz a taxa de quadros (opcional)
    frameRate(30)
    # Qualidade máxima de vídeo: 100. Audio ótimo: 256 / muito bom: 192
    video_export.setQuality(70, 128)  # qualidade default de vídeo e audio
    video_export.startMovie()


def draw():
    background(0)
    t = frameCount * 0.03
    sz = 100 + 50 * cos(t * 1.33) * cos(t * 1.84)
    ellipse(300 + 200 * cos(t * 1.13) * cos(t * 0.21),
            300 + 200 * cos(t * 1.71) * cos(t * 0.47),
            sz, sz)
    if gravando:
        video_export.saveFrame()

def keyPressed():
    global gravando
    if key == 'r' or key == 'R':
        gravando = not gravando
        println(u"A gravação está {}".format(
            "LIGADA" if video_export else "DESLIGADA"))

    if key == 'q' or key == 'Q':
        video_export.endMovie()
        exit()

D. Gravando a tela do computador

Uma última estratégia que pode ser útil para documentar e compartilhar o resultado de sketches é gravar a tela do computador, ou parte dela.