Introdução à programação
com Processing Modo Python

Parando o draw()

O laço principal do Processing é uma função de nome draw() que devemos definir quando queremos fazer sketches animados ou interativos, e cujo conteúdo fica sendo repetido. O Processing, normalmente, chama para nós essa função sem parar, cada ciclo é um frame (quadro de uma animação). Vamos ver aqui algumas ‘estratégias alternativas’ à repetição continua do draw().

Um sketch sem draw()

É possível trabalhar com desenhos estáticos sem o draw(), sem setup() também para sketches muito simples, ou apenas com setup() como no exemplo abaixo.

Um corpo dedraw() vazio

Para poder usar as funções disparadas por eventos, como keyPressed() ou mousePressed() é preciso que seja criada uma função draw(), mesmo que vazia. Em Python é possível criar uma função vazia com a palavra chave pass no corpo da função, algo como ‘passar a vez em um jogo’. Veja abaixo um exemplo com a função mouseMoved().

Nada é desenhado até que o evento do movimento do mouse dispare a função mouseMoved() que desenha as linhas.

Usando noLoop() e loop()

Mesmo com o desenho sendo feito dentro de draw(), como de costume, é possível fazer com que a função pare de repetir, invocando noLoop(). Isso pode ser feito no setup(), dentro do próprio draw() ou em alguma função disparada por evento. Já a função loop(), que faz o draw() voltar a ser executado repetidas vezes, tem que ser invocada dentro de alguma função disparada por evento, comomouseReleased() no exemplo abaixo.

draw() para quando um botão do mouse é apertado e volta a repetir quando é solto.

Neste exemplo a função draw() é executada 4 vezes e para, chamando noLoop(), se alguma tecla for apertada, loop() é executada dentro de keyPressed() e temos mais 4 execuções de draw().

Cada vez que uma tecla é pressionada, draw() é executada 4 vezes.

O operador % é usado para obter o resto da divisão do número do frame (frameCount) por 4 . Veja como são os resultados:

frameCount % 4 (resto da divisão por 4)
1 1
2 2
3 3
4 0
5 1
6 2
7 3
8 0

A função redraw()

Por fim vejamos a função redraw(), que quando usada, marca para que seja executado um único frame de draw(). No exemplo abaixo, a repetição de draw() está pausada por conta de noLoop() em setup().

Um novo ciclo de draw() é executado quando o mouse for clicado.