Introdução à programação
com Python em um contexto visual


Mais sobre os atributos gráficos

Quais são os ajustes que podemos nos atributos gráficos das formas que desennhamos?

Preservando o estado atual dos atributos (fazendo modificações e depois voltando ao estado anterior)

As funções pushStyle() e popStyle() (ou push() e pop() que combinam os primeiros com pushMatrix/popMatrix) permitem alterar os atributos gráficos em uso para desenhar (dentro de uma função, por exemplo) e depois devolver os atributos ao que eram antes. Desta forma, uma função pode usar uma cor específica e outra que é a corrente, sem perturbar a segunda.

Lendo o estado atual dos atributos de cor “ativos”

Uma carecterística pouco conhecida do Processing é o objeto g que é no fundo a superfície de tela em que estamos desenhando. Esse objeto mantém nos campos .fillColor e .strokeColor que podem ser consultados para saber as cores que estão atualmente em uso.

Veja um exemplo de uso, uma função que desenha uma pequena seta cuja cabeça é um triângulo preenchido com a mesma cor ‘atual’ do traço (stroke).

def seta_vetor(v, xo=0, yo=0):
    """
    Desenhe uma seta representando um vetor v, partindo da origem (0, 0)
    ou na posição xo, yo informada como argumentos opcionais
    """
    body = v.mag()
    ang = v.heading()
    head_size = max(5, body / 5)
    xh = xo + cos(ang) * body
    yh = yo + sin(ang) * body
    line(xo, yo, xh, yh)  # corpo com tamanho fixo
    push()  # preserva os atributos gráficos atuais
    fill(g.strokeColor)  # usa a cor de traço como preenchimento!
    noStroke()
    beginShape()
    xha = xh + cos(ang + QUARTER_PI / 2 + PI) * head_size
    yha = yh + sin(ang + QUARTER_PI / 2 + PI) * head_size
    xhb = xh + cos(ang - QUARTER_PI / 2 + PI) * head_size
    yhb = yh + sin(ang - QUARTER_PI / 2 + PI) * head_size
    vertex(xha, yha)  
    vertex(xh, yh)
    vertex(xhb, yhb)
    endShape(CLOSE)
    pop()  # devolve os atributos ao que eram antes