Introdução à programação
com Python em um contexto visual


Python 2 e Python 3

Infelizmente o Processing modo Python depende de Jython, uma implementação da linguagem Python que está presa no Python 2, que é um Python do passado.

É possível trazer para o nosso uso alguns poucos comportamentos de Python 3, o Python do futuro, utilizando logo na primeira linha de um sketch, ou de um módulo .py, uma instrução na forma from __future__ import ....

Literais Unicode

Para poder definir strings no código com texto entre aspas, chamadas literais string, contendo caracteres não-ASCII, como por exemplo caracteres acentuados, é preciso prefixá-las com u (indicando Unicode) em Python 2. Como no exemplo: fruta = u'maçã'

Python 3 considera por padrão strings definidas no corpo do código com texto entre aspas como sendo Unicode:

from __future__ import unicode_literals

fruta = 'maçã'

Divisão

No Python 2:

a = 3 / 2  # a = 1

# ou
a = 3 / 2. # a = 1.5

No Python 3:

from __future__ import division

a = 3 / 2  # a = 1.5

# ou
a = 3 // 2  # a = 1

Função print()

Python 2:

print a

Python 3:

from __future__ import print_function

print(a, end = ' ')