Introdução à programação
com Python em um contexto visual


Dicas para portar código de Processing modo Java para modo Python

…e possivelmente vice-versa :)

Considerações gerais

Um quadro com equivalências para conversão

Os valores booleanos em Java são true e false, o que em Python fica True e False. Vamos fazer um quadro com os operadores lógicos e algumas outras equivalências.

Java Python
void func() { … } def func(): …
true e false True e False
a && b (E lógico) a and b
a || b (OU lógico) a or b
!a (NÃO lógico) not a
i++ (incremento) i += 1
i--(decremento) i -= 1
a <= b && b < c a <= b < c
for (int i=0; i < limite; i++){ … for i in range(limite): …
for (int i=inicio; i < limite; i += passo){ … for i in range(inicio, limite, passo): …
for (Bola b : arrayListBolas){ … for b in listaBolas: …
for (Bola b : arrayListBolas){ … for b in listaBolas: …
fill(#FFCC00) // cor em notação hexadecimal fill("#FFCC00") # precisa aspas e não funciona com color()`

E semelhante a null de Java temos o valor None em Python os usos não são totalmente equivalentes mas é um bom palpite fazer a substituição.

Loops for

O caso mais simples é um for baseado em um contador qualquer, como for (int i=0; i < limite; i++){ … e a tradução é for i in range(limite): …

O chamado for each, mostrado no quadro, também é muito direto, mas se você encontrar um loop for no Java com um passo não inteiro (float), como a construção baseada em range() no Python só funciona com números inteiros, você vai ter que implementar um range ‘especial’, como mostrado abaixo com frange() ou então convertê-lo em um loop while:

Java

float passo = TWO_PI / 18
for (float angulo=0; angulo < TWO_PI; angulo += passo){ 
    
}

Python

passo = TWO_PI / 18
angulo = 0
while angulo < TWO_PI:
    
    angulo += passo
Implementando um range com passos não inteiros:
def frange(start, stop, step):
    from itertools import count, takewhile
    return takewhile(lambda x: x < stop, count(start, step))

# em uso no exemplo...
passo = TWO_PI / 18
for angulo in frange(0, TWO_PI, passo):
        

Aqui um exemplo de laço é feito apenas para pegar objetos de uma estrutura de dados:

for (int i = 0;  i < meu_array.length; i++) {
  fazendoAlgo(i, meu_array[i]);
}

Python

for item in minha_lista:
    fazendoAlgo(item)

ou

for i, item in enumerate(minha_lista):
    fazendoAlgo(i, item)

Veja uma iteração invertida para remover itens de um ArrayList no Java, uma lista no Python:

Java

for (int i = particles.size()-1; i >= 0; i--) {
  Particle p = particles.get(i);
  p.run();
  if (p.isDead()) {
    particles.remove(i);
  }
}

Python

for i in reversed(range(len(particles))):
    p = particles[i]
    p.run()
    if p.isDead():
        particles.pop(i)

ou ainda:

for i, p in reversed(list(enumerate(particles))):
    p.run()
    if p.isDead():
        del particles[i]

if, else e seus amigos

Note que a condição do if no Python não tem os parênteses obrigatórios no Java. A combinação de um else if vira a contração elif.

Java

for (int i = 2; i < width-2; i += 2) {
  if ((i % 20) == 0) {
    stroke(255);
    line(i, 80, i, height/2);
  } else if ((i % 10) == 0) {
    stroke(153);
    line(i, 20, i, 180); 
  } else {  
    stroke(102);
    line(i, height/2, i, height-20);
  }
}

Python

for i in range(2, width - 2, 2):
    # If 'i' divides by 20 with no remainder
    if i % 20 == 0:
        stroke(255)
        line(i, 80, i, height / 2)
    elif i % 10 == 0:
        stroke(153)
        line(i, 20, i, 180)
    else:
        stroke(102)
        line(i, height / 2, i, height - 20)

Operador ternário

Java

resultado = cond ? a : b 

Python

 resultado = a if cond else  b 

switch & case

Não existia switch/case no Python até recentementte, agora com Python 3.10 temos correspondência de padrões (pattern matching), mas acreidto que em geral você pode trocar a estrutura do Java por uma cadeia de if/elif ou, se for só para chamar diferentes funções, um dicionário de funções [TO DO página sobre isso]. Java você pode trocar

char letter = 'b';

switch(letter) {
  case 'a':
  case 'A': 
    println("Alpha");  // Does not execute in this example
    break;
  case 'b':
  case 'B': 
    println("Bravo");  // Prints "Bravo"
    break;
  default:            // default is optional
    println("Not found");  
    break;
}

Python

letter = 'b'

if letter == 'a' or letter == 'A':
    println("Alpha")  # Does not execute in this example
elif letter in ('b', 'B'):
    println("Bravo")  # Prints "Bravo"
else:
    println("Not found")  

Variáveis globais

Se a variável for declarada e inicializada (definido o tipo e o valor) no começo do sketch basta remover a declaração de tipo.

Mas como não há em Python a declaração de uma variável sem fazer uma atribuição, quando a variável é só declarada (é indicado um tipo sem a inicialização, isto é ter sua primeira atribuição) no começo do sketch precisamos ver onde ela é calculada a primeira vez e acrescentar, no início da função, a instrução global nome_da variável.

Na verdade, toda função que altera a atribuição de variáveis globais em seu corpo precisa da instrução global com os nomes das variáveis que são modificadas.

Veja um exemplo:

Java

int rad = 60;        // Width of the shape
float xpos, ypos;    // Starting position of shape    
float xspeed = 2.8;  // Speed of the shape
float yspeed = 2.2;  // Speed of the shape
int xdirection = 1;  // Left or Right
int ydirection = 1;  // Top to Bottom

void setup() 
{
  size(600, 300);
  // Set the starting position of the shape
  xpos = width/2;
  ypos = height/2;
}

void draw() 
{
  background(102);
  xpos = xpos + ( xspeed * xdirection );
  ypos = ypos + ( yspeed * ydirection );
    
  if (xpos > width-rad || xpos < rad) {
    xdirection *= -1;
  }
  if (ypos > height-rad || ypos < rad) {
    ydirection *= -1;
  }

  ellipse(xpos, ypos, rad * 2, rad * 2);
}

Python


rad = 60;        # Width of the shape
# No original tinha: float xpos, ypos; // Starting position of shape    
xspeed = 2.8;    # Speed of the shape
yspeed = 2.2;    # Speed of the shape
xdirection = 1;  # Left or Right
ydirection = 1;  # Top to Bottom

def setup():**Python**
    size(600, 300)
    global xpos, ypos  #  xpos, ypos são globais criadas no setup
    noStroke()
    xpos = width / 2
    ypos = height / 2

def draw():
    global xpos, ypos, xdirection, ydirection  # vão ser alteradas!
    background(102)   
    xpos += xspeed * xdirection
    ypos += yspeed * ydirection
    
    if xpos < rad or width - rad < xpos:  # note que rad não é alterada
        xdirection *= -1
    if ypos < rad or height - rad < ypos:
        ydirection *= -1
    ellipse(xpos, ypos, rad * 2, rad * 2)

Strings

Se o código contiver strings com caracteres não-ASCII (como letras acentuadas ou emojis) pode ser uma boa ideia iniciar o sketch com a seguinte linha:

from __future__ import unicode_literals

De outra forma você terá que preceder cada string com u da seguinte maneira: u"maçã".

Tipo char em Java

Java tem uma tipo especial para caracteres, char que são representados no código com aspas simples, Python não tem essa distinção, usa-se strings de um só caractere, e aspas simples ou duplas para strings.

Para obter um caractere em determinada posição de string em Java é preciso fazer isto:

String palavra = "amor";
char c = palavra.charAt(1); // c = 'm'

O equivalente em Python, continua sendo string:

palavra = 'amor'
c = palavra[1] # c = 'm'

Comparando strings em Java

String str1 = "amor";
String str2 = "amor";
// Testa se str1 é igual a str2
if (str1.equals(str2)) {
  println("iguais"); } else {
  println("diferentes"); 
}

Comparando strings em Python

str1 = "amor"
str2 = "amor"
# Testa se str1 é igual a str2
if str1 == str2:
  println("iguais")
else:
  println("diferentes")

Importando bibliotecas e as outras abas do sketch

No Processing modo Java as bibliotecas são importadas com import mas no modo Python essa instrução é mais usada para importar módulos da biblioteca padrão do Python, e arquivos .py das outras abas do IDE, que ao contrário do modo Java não são automaticamente parte do sketch.

Para bibliotecas de terceiros, use o comando do menu Sketch > Importar Biblioteca… (ou Sketch > Import Library… em inglês) para acrescentar a linha com add_library() e o argumento correto.

Java

import com.hamoid.*; // importa biblioteca VideoExport no modo Java

Python

add_library('VideoExport')  # a mesma biblioteca no modo Python

Para usar múltiplas abas no modo Python, é preciso tratá-las como módulos e trazer classes ou funções com import. Há mais de uma maneira de fazer isso.

from outra_aba import *  # importa código do arquivo outra_aba.py

Se as outras abas contiverem caracteres não-ASCII é necessário acrescentar como primeira linha este comentário especial:

# -*- coding: utf-8 -*-

Orientação a objetos

Obtendo uma instância e acessando métodos e atributos

Java precisa da palavra chave new para criar uma instância de uma classe, é só removê-la! O acesso a métodos e atributos é exatamente igual.

Java

VideoExport videoExport;

void setup() {
  size(600, 600);
  videoExport = new VideoExport(this);
  videoExport.startMovie();
}

Python

def  setup() :
    global videoExport
    size(600, 600)
    videoExport = VideoExport(this)
    videoExport.startMovie()

Declarando uma classe

Já as declarações de classe mudam um pouco, grosso modo, o método __init__() faz o papel do construtor (a definição de método que em Java tem o mesmo nome da classe e faz a inicialização de uma instância do objeto).

Você vai ter o trabalho de acrescentar self como primeiro parâmetro de todos os métodos, e vai ter que usar self. para acessar atributos e membros da classe.

Veja a classe MRect do exemplo Basics > Objects > Objects que vem no IDE do Processing.

Java

class MRect 
{
  int w; // single bar width
  float xpos; // rect xposition
  float h; // rect height
  float ypos ; // rect yposition
  float d; // single bar distance
  float t; // number of bars
 
  MRect(int iw, float ixp, float ih, float iyp, float id, float it) {
    w = iw;
    xpos = ixp;
    h = ih;
    ypos = iyp;
    d = id;
    t = it;
  }
 
  void move (float posX, float posY, float damping) {
    float dif = ypos - posY;
    if (abs(dif) > 1) {
      ypos -= dif/damping;
    }
    dif = xpos - posX;
    if (abs(dif) > 1) {
      xpos -= dif/damping;
    }
  }
 
  void display() {
    for (int i=0; i<t; i++) {
      rect(xpos+(i*(d+w)), ypos, w, height*h);
    }
  }
}

Python

class MRect:

    def __init__(self, iw, ixp, ih, iyp, id, it):
        self.w = iw  # single bar width
        self.xpos = ixp  # rect xposition
        self.h = ih  # rect height
        self.ypos = iyp  # rect yposition
        self.d = id  # single bar distance
        self.t = it  # number of bars

    def move(self, posX, posY, damping):
        self.dif = self.ypos - posY
        if abs(self.dif) > 1:
            self.ypos -= self.dif / damping

        self.dif = self.xpos - posX
        if abs(self.dif) > 1:
            self.xpos -= self.dif / damping

    def display(self):
        for i in range(self.t):
            rect(self.xpos + (i * (self.d + self.w)),
                 self.ypos, self.w, height * self.h)

Estruturas de dados

Arrays como int[], float[] ou PVector[] podem virar listas em Python (ou quem sabe tuplas, se forem criadas e deixadas quietas). Um ArrayList é muito parecido com uma lista:

Java

ArrayList<Bandeirinha> bandeirinhas; // uma lista de objetos da classe Bandeirinha

void setup() {
  size(400, 400); 
  bandeirinhas = new ArrayList<Bandeirinha>();
  for (int i=0; i <50; i++) {
    bandeirinhas.add(new Bandeirinha(100, 100, 12));
  }
}

Python

bandeirinhas = []  # uma lista de objetos Bandeirinha
def setup():
    size(400, 400); 
    for i in range(50):
        bandeirinhas.append(Bandeirinha(100, 100, 12))

ou

def setup():
    global bandeirinhas
    size(400, 400); 
    bandeirinhas = [Bandeirinha(100, 100, 12) for i in range(50)]  # uma compreensão de lista de objetos Bandeirinha

Arrays 2D

Parar traduzir, arrays de duas dimensões em Java, faça uma lista de listas (não, você não pode usar numpy).

Java

int[][] board;
board = new int[grid_w][grid_h]

Python

board = [[0] * grid_w for _ in range(grid_h)]

Em vez do 0 você pode usar outro valor calculado ou None como ‘segurador de lugar’ (placeholder) caso a estrutura vá servir para outros tipos de dados.


Trabalho em andamento…