Alexandre B A Villares


obras selecionadas

English version


2850 Triangle Interpolations v3, 2019

2850 interpolações de triângulos v3 é uma obra publicada na revista Internet & Sociedade, n. 1 , v. 1 , janeiro de 2020, p. 340 a 344, acessível em revista.internetlab.org.

“Uma obra de artes visuais no domínio das novas mídias, pode também ser descrita como uma obra algorítmica. Executada no contexto da exploração gráfica da combinatória de elementos por meio da programação. Reflete também preocupações do autor com o compartilhamento do conhecimento, licenciamento de artefatos culturais, uso de ferramentas livres, acesso ao código fonte e desmistificação dos procedimentos algorítmicos.”


Série s328, 2018—2020

a328_2020 (impressões em papel fotográfico, diversas dimensões)

Série de obras algorítmicas, ou computacionais, com origem nos estudos diários do projeto sketch-a-day em 2018, e cujos desobramentos permitiram variantes em movimento, desenhos realizados com plotter de caneta e impressões únicas em papel fotográfico.

Têm como princípio uma sequência de procedimentos que deformam duas grades de quadrados com múltiplas subdivisões, interpolando grades intermediárias, produzindo estruturas gráficas de leitura tridimensional.

As impressões em papel fotográfico são sempre únicas, utilizando uma semente pseudo-aleatória anotada, para identificar, registrar quais foram impressas, e evitar duplicações.

s328 + S (variante simplificada para pen plotter )


desenho(), 2019

gif animado com amostras da publicação

Uma mistura de fanzine, fôlder e pôster, cada exemplar é único.

desenho(), ou desenho sem argumentos, é uma publicação independente de desenho e programação. Em sua primeira edição (desenho() #0 outubro 2019), foram impressos inicialmente 200 exemplares, graças a um financiamento coletivo, distribuídos gratuitamente na conferência Python Brasil 2019, en Ribeirão Preto.

Agradecimentos e mais informações em desenho.lugaralgum.com.


sketch 190514c, 2019

Poster 190414c impresso em risografia

Impressão em risografia de um sketch, tiragem de 30 exemplares. Inclui o código que produz a imagem.


Projeto sketch-a-day , 2018—em curso

2018 2019

Neste experimento artístico iniciado em janeiro de 2018, são publicados esboços, sketches, ideias visuais expressadas por meio de programação diariamente, sempre acompanhados do código fonte em abav.lugaralgum.com/sketch-a-day.


Lousa mágica e Lousa paramétrica, 2017—2018

frame de vídeo da lousa mágica

Vídeo da Lousa mágina no Sesc 24 de maio - crédito: João Adriano Freitas

A Lousa mágica foi apresentada inicialmente em conjunto com as atividades do Estúdio Hacker na inauguração do Sesc 24 de Maio, em agosto de 2017 (vídeo acima). Usando 6 potenciômetros, permitia desenhar e o desenho podia ser apagado tombando a caixa de controle. No evento, era possível também postar tweets com o desenho.

Para o Circuito Sesc de Artes, em 2018, foram feitas montagens com 4 potenciômetros com uma variante do software da Lousa mágica e uma versão nova chamada Lousa paramétrica com um desenho paramétrico recursivo de uma árvore. Que foram apresentadas ao público por Monica Rizzolli e João Adriano Freitas no contexto das atividades Máquinas de Desenhar no Circuito SESC de Artes 2018.

Código e instruções de montagem em abav.lugaralgum.com/lousa-magica.

Amostra dos desenhos produzidos pelo público (principalmente crianças).


Matriz 8x8 animada com Arduino, 2016

Trabalho produzido em colaboração com Tiago Queiroz para a exposição coletiva Zonas de compensação 3.0, de 5 a 21 de outubro de 2016 na Galeria do Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo.

A obra implementa uma conjunto ‘curado’ de regras do autômato celular de Wolfram em uma matriz de LED, apresentada com o código fonte, que também fica disponível no repositório WolframCellularAutomataArduino.